Estratégias de gestão e marketing para fazer sua clínica de Fisioterapia crescer.


Existem dois pontos fundamentais que devem ser levados em consideração na hora de promover a sua clínica de fisioterapia: gestão para oferecer um serviço de excelência e marketing para atingir o seu público-alvo.
Apesar de serem distintos, ambos os pontos fazem toda a diferença na hora de entregar valor para o seu paciente. Muitas vezes o profissional fisioterapeuta dá uma atenção maior ao serviço, mas, ao gerenciar uma clínica, esse deve ser ainda mais multidisciplinar.
Curioso para descobrir novas abordagens para melhorar esses dois pontos da sua clínica? Continue lendo esse texto, temos certeza que será bastante proveitoso!

Estratégias para o crescimento da sua clínica de fisioterapia

Como falamos acima, existem estratégias intrinsecamente ligadas a esses dois âmbitos da sua clínica: a gestão e o marketing. Sendo assim, vamos dividir as dicas em 2 sessões:

Estratégias de gestão

A gestão de uma clínica de fisioterapia leva em consideração diversos fatores, contudo, a única prioridade deve ser a satisfação do paciente. Essa é a única forma de realizar uma gestão realmente eficiente para o seu negócio, afinal de contas, uma clínica é um negócio.
Sendo assim, vamos a algumas dicas que realmente vão te ajudar a alavancar o seu negócio:
  • Entenda os seus pacientes e esteja atento aos seus comentários
Pacientes são os seus clientes e para satisfazer as expectativas deles é necessário conhece-los intimamente. Isso vai além da velha classificação demográfica que envolve faixa etária, poder aquisitivo, grau de instrução, etc.
É preciso saber o que é esperado de valor sobre o seu serviço e a sua clínica para então realizar as mudanças necessárias a fim de entregar exatamente isso. Os feedbacks em redes sociais, site oficial da clínica e outros meios é uma boa forma de saber o que os pacientes querem e pensam sobre a clínica.
Além disso, é preciso realizar um retorno rápido a todos esses comentários, especialmente os negativos, esclarecendo a situação e se necessário, esclarecer de forma particular, não expondo publicamente (em redes sociais) situações delicadas. Uma resposta ágil pode fazer toda a diferença na hora de manter um paciente que está frustrado por algum motivo.
Dessa forma, é possível descobrir onde estão as falhas, seja no atendimento, no método de marcação, dentre outros locais.
  • Organização e pontualidade
Talvez esse seja um dos principais desafios para os profissionais que estão somente focados na qualidade do serviço final, a fisioterapia. Não nos leve a mal, isso também é importante, contudo, a experiência do serviço prestado aos pacientes vai além disso.
Nesse sentido, um dos principais impasses quando se trata do relacionamento com o paciente, é a confirmação de presença do mesmo. Dessa maneira, recomendamos o uso de um sistema de gestão para clínica de fisioterapia que lembre os seus pacientes de comparecerem à consulta através do envio de lembretes por e-mail ou SMS automáticos, faz com que os pacientes não esqueçam do horário agendado ou avisem previamente o motivo da ausência.
Isso também permite que o atendente da recepção possa dedicar o seu tempo para outras atividades que não seja ligar para o paciente a fim de realizar a confirmação da consulta, otimizando as funções da sua equipe!

Estratégias de marketing

Antes de ofertar a melhor experiência possível para os seus pacientes, eles precisam encontrar a sua clínica. Separamos algumas dicas para serem implementadas na estratégia de marketing da sua clínica de fisioterapia:
  • Tenha um bom website
Muitas vezes o seu site é o primeiro contato que um possível paciente terá com a sua clínica. Sendo assim, ele deve passar o máximo de profissionalismo e ser convidativo acima de tudo, despertando confiança nesse indivíduo.
O site por si só já promove uma maior credibilidade, contudo, existem outros pontos a serem observados a fim de converter aquele mero visitante em um paciente. Esses são:
  • Ser condizente com o perfil do seu público-alvo;
  • Deixar claro os serviços oferecidos;
  • Ter todas as formas de contato;
  • Deixar claro os diferenciais do trabalho realizado em sua clínica.
O seu site será a porta de entrada de muitos pacientes, sendo assim, o mesmo deve ser impecável!
  • Redes sociais
Outro ponto muito importante é estar presente nas redes sociais, afinal de contas, é o local perfeito para encontrar novos pacientes e aumentar o alcance do seu negócio.
Especialmente o Facebook e o Instagram são plataformas muito interessantes para estabelecer uma relação com o seu público-alvo e também com os indivíduos que já são seus pacientes. Permitindo que você atraia novas pessoas com conteúdo relevante, que reafirmam o seu conhecimento no mundo da fisioterapia.
  • Tenha uma estratégia de marketing de conteúdo
Como falamos acima, a divulgação de conteúdo relevante para o seu público-alvo é uma ótima estratégia para promover a sua clínica de fisioterapia. Isso pode ser feito de diversas formas, criando um blog para sua clínica, escrevendo como autor para outro blog com conteúdo sobre a área da fisioterapia, através das redes sociais, criando vídeos para o YouTube, etc.
Dentre as vantagens estão:
  • Amplia a visibilidade da sua marca;
  • Desenvolve relacionamento com o seu público;
  • Aumenta a confiança dos seus clientes;
  • Constrói credibilidade;
  • Gera tráfego orgânico para o seu site; dentre outras!


Ao produzir um conteúdo de qualidade para os seus pacientes, a imagem da sua clínica ganha muito mais credibilidade, pois, somente cria conhecimento útil quem é especialista no assunto!

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